Será uma triste e futura realidade?
O mundo caminha para uma realidade que antes era vista apenas em livros e filmes, uma realidade imaginária que se faz cada vez mais presente e próxima de nós. Não há como parar o progresso e a evolução, mas será preciso que a humanidade tenha que pagar um preço tão alto para viver? É irônico, porque mesmo sabendo de tantas coisas, ainda sim todos nós continuamos com nossas rotinas abusivas e nosso consumismo desenfreado. Sabemos que precisamos dar um tempo, e desacelerar nossas máquinas, mas ao mesmo tempo nos habituamos a viver com elas que viver sem elas seria quase um suicídio, pois o homem acomodou-se e já não sabe mais lidar com certas coisas e necessitam da ajuda de meios para isso.
É triste pensar nisso, mas de uma certa forma as máquinas já escravizaram a humanidade. Pensávamos que isso ainda iria demorar a acontecer, que seria em um futuro mais distante, mas já ocorre, e mesmo essa tecnologia não ter vida própria para chegar a tanto, já nos faz reféns, e nos impossibilita de viver sem ela.
Esta imagem parece ser engraçada, mas mostra de certa forma uma breve realidade. A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo como gasolina e diesel . A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido e dióxido que é o gás carbônico, na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industriais, elétrico e de transportes que percorrem todo o mundo. Por isso que deixá-los de lado atualmente é extremamente difícil. E nisto a saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição.
O homem vem tentando encontrar soluções para este problemas mas sabemos que não é uma tarefa muito fácil que não é só uma cidade que deve mudar, e sim um planeta inteiro, imaginemos as maiores cidades do mundo com o ar mais poluído, como por exemplo: Pequim (China), Karachi (Paquistão), Nova Délhi (Índia), Katmandu (Nepal), Cairo (Egito) e etc… Seria possível frear o progresso? E isto porque ainda há mais cidades nos quais não foram citadas.
Mesmo com tantos fatores negativos indo contra, a esperança faz com que cada passo seja dado com muita cautela. A tecnologia tem avançado muito no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não gerem tanta poluição. Como por exemplo; automóveis que já estão utilizando gás natural como combustível. Já temos milhões de carros movidos a álcool, que é um combustível não fóssil, ou seja, que poluí pouco.
Recentemente diversos testes com hidrogênio tem mostrado que num futuro bem próximo talvez, os carros poderão andar com um tipo de combustível que lança, na atmosfera, apenas vapor de água. O que seria absolutamente ótimo.
A questão é, temos em nossas mãos a chance de fazer algo pelo nosso planeta, nossa casa que nos acolhe com tantos recursos naturais e nos dá tudo de que precisamos para viver e meios para sobreviver. Não seria justo deixarmos que o nosso lar acabe, não é justo com o planeta e nem com as futuras gerações. Estamos passando por um momento critico na história da humanidade, é preciso renascer uma nova consciência, é preciso de fato que as mudanças ocorram, e que elas partam de nossa vontade de fazer o melhor e lutar por este melhor. E se o mundo caminhar unido na mesma direção, tudo ficará mais fácil.
– Wesley Diniz
Para refletir um pouco.